Segurança de dados na agricultura
Desde 01 de outubro de 2021, está vigente a normativa nº 298 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que legisla sobre os drones de aplicações agrícolas e apresenta as exigências para as empresas que prestam serviços de aplicação com este tipo de equipamento.
Um dos pontos dessa norma (Artigo 10), exige que o operador mantenha um registro do serviço realizado – um relatório contendo itens como: coordenadas geográficas da área aplicada; cultura a ser tratada; área tratada em hectare(s), entre outros.
Para acessar estes dados, um operador de drone com sistema chinês (como DJI, XAG, etc), precisa fazer o seu login no sistema e buscar essas informações que estão salvas no servidor da fabricante lá na China. É sabido que o Governo Chinês, como um grande fomentador da tecnologia no país, recebe estes dados das empresas em contrapartida aos auxílios e subsídios (o governo paga até 50% do drone para o agricultor na China – página 7 do link), significando que este também está recebendo os dados de todas as áreas aplicadas aqui no Brasil (e o agricultor está pagando por isso)
Os Estados Unidos já chegaram a proibir a compra e uso de modelos DJI por entidades governamentais, justamente por conta da segurança de dados sensíveis, diversos países europeus já estão analisando a situação e diferentes Ministérios aqui no Brasil também estão revendo essa questão, visando a soberania nacional dos dados sensíveis da nossa agricultura.
A importância de um sistema brasileiro
A SkyDrones deixou de trabalhar com modelos DJI em 2019, justamente pela gigante chinesa não permitir que seu software na linha de drones de pulverização (linha Agras) pudesse ser customizado, diferente de como funciona na suas linhas consumer e industrial. Na nossa página de Soluções Customizadas, você pode conferir as diversas soluções e aplicativos que desenvolvemos para drones DJI até então.
A partir desta barreira, iniciamos o desenvolvimento de um sistema próprio, voltado para agricultura brasileira e criado a partir da demanda de agricultores e prestadores de serviço do nosso agro. Hoje o SkySys é o software mais completo de drones de pulverização no mercado, sendo o sistema mais intuitivo de se utilizar, totalmente em português, possibilitando a criação de missões em escritório e emitindo relatórios de aplicação, segundo a normativa do MAPA, totalmente de forma automática. E o ponto mais importante: os dados de todas as aplicações feitas com os nossos drones ficam seguros aqui no Brasil, seguindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).