Normativa do MAPA para drones de aplicação

Ministério da Agricultura publica normativa para operação com drones de pulverização

A espera acabou!

Foi assinada ontem e publicada hoje (24/09/2021) no Diário Oficial da União a portaria regulamentando a operação de drones de pulverização. A portaria de número 298 entrará em vigor em 7 dias. 01 de outubro começa o cadastramento dos drones para pulverização junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Está buscando um drone que esteja dentro de todas as normas do MAPA e da ANAC? Conheça o Pelicano 2021.

O que muda?

É imprescindível que todos que atuam neste mercado conheçam bem a normativa publicada, então segue abaixo um link para que possa ser lida em sua integralidade:

Portaria MAPA – nº 298 em PDF

Citamos aqui alguns pontos principais para você:

  • Artigo 4º: Os operadores do drone (ARP) deverão possuir registro junto ao MAPA, através de requerimento no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – SIPEAGRO e para isso:
    • No caso de empresas, precisa haver um responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal, registrado no respectivo Conselho Profissional, encarregado pela coordenação das atividades específicas de sua área de atuação;
    • O aplicador deverá ter realizado o curso de aplicador aeroagrícola remoto (CAAR);
    • Aeronave deve ter situação regular junto à ANAC (ou seja, por enquanto apenas drones classe 3 – máx. 25 kg de decolagem – tanques de até 10 litros);
  • Artigo 10º: O operador de ARP deverá manter registro dos dados relativos a cada aplicação (os dados exigidos podem ser conferidos na norma).

Hoje o drone de pulverização da SkyDrones, o Pelicano 2021, é o ÚNICO equipamento no mercado que gera relatório de aplicação de forma automática após o voo com todos os itens exigidos pelo MAPA no artigo 10 da normativa. Este é um diferencial que apenas uma fabricante brasileira pode oferecer 😉

O curso que oferecemos junto da Schroder Consultoria Agro também segue o currículo exigido pelo MAPA e já formamos mais de 150 operadores que podem registrar seus certificados junto ao MAPA. Temos turmas quase todos os meses e se tiveres interesse, basta entrar em contato neste site.

Compartilhar

Categorias

Arquivo

Tags