Perguntas e Respostas
Drones para Aplicações Agrícolas
Apesar da SkyDrones já estar desenvolvendo e trabalhando com drones de aplicação agrícola desde o início de 2016, essa é uma tecnologia bem recente no Brasil, o que levanta várias dúvidas e incertezas sobre o seu uso e viabilidade.
Reunimos aqui algumas das dúvidas mais comuns que recebemos sobre o drone Pelicano e sua operação no campo.
O Pelicano possui alta qualidade de aplicação para todas as culturas, sendo tecnicamente viável em todos os casos. Drones funcionam muito bem em áreas de difícil acesso para outras ferramentas de aplicação, como tratores e aviões agrícolas, e também como complemento delas. Existem culturas que são muito mais financeiramente viáveis de ser aplicadas com drones, onde pode-se conseguir uma considerável economia em comparação a outros meios de aplicação, seja em ganhos pelo não amassamento como também em economia de produto. Alguns casos desses são áreas experimentais, áreas de alto valor agregado ou pequenas áreas. Uma das vantagens de se utilizar o drone é também a pulverização pontual, onde se aplica apenas nos locais onde há real necessidade de aplicação, como por exemplo, citamos as reboleiras no meio de plantações de cana de açúcar.
Drones também funcionam muito bem em áreas de difícil acesso para outras ferramentas de aplicação, como tratores e aviões agrícolas, e também como complemento delas.
Produtos líquidos que possam ser utilizados em alta concentração.
Também disponibilizamos modelos do Pelicano que trabalham com um tanque específico para dispersão de granulados, podendo aplicar produtos como sementes ou iscas de formiga. Em breve disponibilizaremos um tanque para aplicação de biológicos.
O rendimento operacional do drone está diretamente relacionado com alguns fatores como: tamanho e relevo da área, dificuldade de operação, número de baterias/carregadores disponíveis e se há uma fonte de energia em campo.
Utilizando um drone com capacidade de 10 litros e mantendo uma boa qualidade de aplicação, se consegue aplicar uma média de 4 hectares por hora e 20 a 30 ha aplicados por dia.
O drone de 30L é recomendado para áreas grandes, planas e sem obstáculos, para se extrair o máximo do equipamento. Nestes casos consegue-se aplicar até 15 ha por hora, totalizando mais de 100 ha por dia de trabalho.
Esteja atento às normas de operações da ANAC:
RBAC-E 94.801(a)(2) e RBAC-E 94.103(d).
Para serviços de aplicação com drone: importante estar atento à normativa do MAPA (portaria nº 298), que está vigente desde 01/10/2021. Mais detalhes nesse post aqui no nosso blog!
Varia conforme características da missão e condições de voo. Uma missão para aplicar 10 litros em 1 hectare possui uma duração média de 8 minutos. O drone de 30 litros leva este mesmo tempo para aplicar os 30 litros em 3 hectares. Ambas as baterias podem ir até 12 minutos de voo, dependendo do volume do tanque.
Quando o tanque é esvaziado, o drone volta para a base, onde é enchido o tanque novamente e trocada a bateria. Se ele não acabou de pulverizar toda a área planejada, o drone volta automaticamente para o ponto onde acabou o líquido e continua a aplicação.
A tecnologia híbrida tipicamente utilizada em drones é o uso de um gerador a combustão de eletricidade. Este tipo de tecnologia é viável a partir de drones com mais de 100 kg pois o gerador a combustão necessita de revisões a cada 150 horas voadas e é mais um item com potencial geração de problemas. Por isto, drones de pulverização até 50 kg tem uma operação mais econômica e simples usando apenas baterias.
Outro ponto bem importante para o uso de drones no campo é a necessidade que eles sejam à prova d’água, para que possam ser lavados sempre após as aplicações, algo que se torna muito mais complicado em drones “híbridos”.
Não. Por ser um drone de aplicação agrícola que realiza as missões de forma automática, guiado por GPS (ou RTK), não há a necessidade de câmeras no Pelicano.
Estamos com alguns modelos em desenvolvimento para embarcarem câmera na linha 2024.
Não. Os planos de voo podem ser criados usando como plano de fundo uma imagem de satélite aberta ao público, como o acervo do Google Earth, por exemplo. Melhor ainda se você tiver um mapa da área gerado por drone (RGB ou Multiespectral), pois poderá importá-lo para o aplicativo do Pelicano, tendo assim uma imagem mais fiel e atualizada do campo.
Atualmente o Pelicano na sua versão de entrada com um tanque com capacidade de 10 litros de produto, está custando a partir de R$ 60.000,00, enquanto um modelo de 30 litros está a partir de R$ 100.000,00. Os adicionais vão variar conforme a necessidade do cliente, como por exemplo, um número específico de baterias e carregadores, um adicional de bicos rotativos ou eletrostáticos ou equipamentos extras para prestação de serviço, como gerador à gasolina e tanque misturador. Consulte nossa equipe comercial para mais detalhes.
Hoje o Pelicano trabalha com um GPS modelo militar de alta precisão, conseguindo em campo uma precisão de posicionamento de 30 a 50 cm. O RTK poderá baixar essa precisão para menos de 10 cm, porém exigirá que o operador mantenha uma base fixa em campo por pelo menos 1 hora antes de começar a aplicação. Então essa necessidade irá depender do uso e do tipo de área. De nada adianta também um drone de pulverização atuando com a acurácia do RTK se os seus polígonos de aplicação não foram levantados usando essa mesma tecnologia.
É recomendada essa precisão nas aplicações principalmente para pulverizações pontuais, aliada ao nosso aplicativo multipolígonos, onde são aplicadas pequenas áreas previamente levantadas, como por exemplo, catação em cana.
Hoje o Pelicano conta com um radar de altitude, possibilitando que o drone acompanhe o relevo durante sua missão automática. Assim ele consegue realizar uma aplicação uniforme a uma altura fixa mesmo em regiões com vários morros. Importante notar que trabalhar em áreas morradas é mais recomendado para um drone menor, como o de 10L, visto que drones maiores não conseguem produzir tanto quanto deveriam neste tipo de relevo.
Os drones também possuem radar anticolisão para todos os sentidos, sendo um item muito importante para aplicações em locais com muitos obstáculos no meio da área a ser aplicada.
É recomendado para uma estrutura de prestação de serviços de aplicação, que o operador tenha em campo um gerador a gasolina para energizar o carregador das baterias em campo e um tanque misturador de calda.
Continua com dúvidas? Entre em contato conosco que lhe ajudaremos!