SkyDrones lança na Agrishow 2018 um drone híbrido para monitoramento de lavouras

A SkyDrones Tecnolgia Aviônica, de Porto Alegre/RS, fará na próxima semana, durante a Agrishow em Ribeirão Preto/SP, o lançamento do primeiro drone híbrido comercial a operar no Brasil. Trata-se do Quantix, desenvolvido pela empresa norte-americana AeroVironment, em parceria com a SkyDrones – que desde novembro do ano passado se encarregou dos testes fora dos EUA, em Rio Verde/GO.

Quantix é destinado ao monitoramento de lavouras e faz automaticamente todo o levantamento por imagens em lentes RGB e multiespectral da área determinada, o que permite identificar pontos e tipos de pragas e doenças, avaliar onde é necessário fazer correções de solo e descobrir falhas e sobreposição de plantas, além de poder estimar com mais precisão a safra pela contagem automática de plantas.

Além da alta tecnologia embarcada em um aparelho pesando apenas 2,5 kg, a inovação introduzida pelo Quantix está justamente na capacidade híbrida, ou seja, decola verticalmente (como helicóptero) e voa horizontalmente (como avião), o que ele atinja velocidade de até 100 quilômetros por hora e encare com tranquilidade ventos fortes, ou seja, consegue operar em mais dias ao longo do ano. Outra grande vantagem do sistema híbrido é que a nave precisa de um espaço de apenas 2 x 2 metros para decolar e pousar, dispensando pista ou catapulta.

INOVAÇÃO E PRECISÃO

Para decolagem do aparelho, o operador só precisa colocá-lo no chão e apertar o botão “executar missão” no tablet. A partir daí, ele voa automaticamente até a área assinalada com antecedência, via sistema GPS, e inicia o levantamento por imagens. Terminada a missão, o aparelho volta ao ponto de decolagem e, a 30 metros de altura, muda para o modo de voo vertical e aterrissa. “Ele se posiciona com a lateral para a corrente de ar, de modo a não ter um efeito vela que o possa desviar do ponto de descida”, explica o CEO da SkyDrones, Ulf Bogdawa.

Logo após o pouso, o drone já envia todas as imagens processadas para o tablet do operador, que pode conferir desde as fotos simples da propriedade até as imagens com dados multiespectrais que indicam, por exemplo, os pontos com ataque de doenças, pragas ou com algum problema nutricional, permitindo uma ação rápida e precisa do produtor para evitar perdas.

Bogdawa lembra que o operador acompanha em tempo real a localização do aparelho pelo tablet, podendo interromper a operação a qualquer momento – condição de segurança exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regulamenta o uso de drones no País. “Além disso, a bateria – que dura cerca de 45 minutos – é facilmente substituível, para o caso de operações mais longas”, completa.

PARCERIA

O desenvolvimento do Quantix representa o primeiro projeto de uso civil da AeroVironment, que é uma das grandes fornecedoras de drones militares do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Já a brasileira SkyDrones foi fundada em 2008 e desde fevereiro deste ano é certificada como Empresa Estratégica pelo Ministério da Defesa brasileiro. Com bem mais experiência no setor primário que sua parceira norte-americana, ela atende a agricultura também com outros projetos próprios, como o Pelicano, que é um drone de pulverização, e o Strix-Ag e o Zangão, ambos de monitoramento e também com capacidade de geração e identificação de imagens multiespectrais.

AGRISHOW

A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) está em sua 25ª edição e é considerada o principal evento tecnológico e de negócios do agronegócio na América Latina e a mais importante vitrine de tendências para o segmento. A expectativa é de que a feira receba mais de 150 mil visitantes de 70 países, em busca de tecnologias para aumentar sua produtividade, melhorar sua eficiência na produção, diminuir custos e preservar recursos naturais.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

SERVIÇO:

SkyDrones na Agrishow 2018

Onde: Espaço Shopping Rural da Coopercitrus, Rua E3d

Quando: De 30 de abril a 4 de maio, das 8 às 18 horas

Local: Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira,

Km 321 – Ribeirão Preto/SP

By |2018-05-02T10:15:54+00:002 de maio de 2018|Categories: Drones, Inovação, Mercado, Soluções|Tags: , , , , , |