CEO da SkyDrones representa o Brasil na maior feira de drones do mundo na China
Ulf Bogdawa palestrou sobre o mercado brasileiro no 8º Drone World Congress, em Shenzen, no sul do país, representando também a World UAV Federation
O empresário Ulf Bogdawa, da fabricante SkyDrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre, foi um dos palestrantes do 8º Drone World Congress, realizado entre 24 e 26 de maio em Shenzhen, na China. O evento teve como tema este ano o futuro da chamada low altitude economy – ou economia de baixa altitude, numa referência à toda gama de soluções possíveis com veículos remotos voando no espaço aéreo até 1 mil metros acima (ou até 4 mil metros, conforme a região).
Bogdawa falou na condição de consultor sênior da World UAV Federation (WUAVF) e apresentou um panorama do mercado brasileiro para veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla internacional). “Fica evidente a força da China neste setor”, comentou, referindo-se à programação que ocorreu junto com a 7ª Shenzen International UAV Expo.
No total, a movimentação na cidade que fica no sul do país (próxima a Hong Kong) teve nada menos do que 700 expositores de tecnologias remotas, em uma área de 35 mil metros quadrados de feira. Para se ter uma ideia do nível de inovações apresentadas no encontro, a movimentação abrangeu tanto os chamados veículos aéreos não tripulados (drones ou UAV, na sigla internacional), quanto os eVTOL – sigla do inglês electric vertical take-off and landing (aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical). Neste caso, diferente do drone, trata-se de projetos de aeronaves para transporte de pessoas.
Segundo Ulf, o evento foi uma excelente oportunidade para apresentar iniciativas brasileiras ao mercado chinês e entender novas oportunidades comerciais utilizando tecnologias remotamente pilotadas.
A SkyDrones é referência como fabricante pioneira da América Latina no mercado de pulverização agrícola e também desenvolve soluções para as áreas de segurança, busca e salvamento e até limpeza em altura.