Tecnologia gaúcha de drones de resgate para a Disney

A empresa gaúcha SkyDrones está enviando drones com sistemas de resgate SARtube (com boia auto inflável e software de aproximação e lançamento automáticos) para os Estados Unidos, Bahamas e Alemanha, além de entregar um equipamento para a Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Para terras norte-americanas, foram enviados nesta semana dois aparelhos para testes, um deles para a Disney, que deverá operá-lo em um de seus navios de cruzeiro pelo Caribe. O outro drone a ser testado nos EUA ficará com o serviço de fronteira, para eventuais resgates em rios e lagos.

Já para a Alemanha estão indo 22 aparelhos, comprados pelo governo local para resgates no Mar do Norte. E outros dois estão indo para as Bahamasmaica, para uso em hotéis de luxo. Todos com o mesmo sistema que a empresa está doando para os bombeiros catarinenses – como já fez para os bombeiros gaúchos e para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

O SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento) é um sistema que pode ser acoplado a diversos tipos de drones e consiste de lançador e bóia auto inflável, além do software pelo qual o aparelho se posiciona e lança automaticamente a boia, depois que o operador toca sobre a imagem da vítima no visor de seu controle. A boia infla logo que toca na água e serve de suporte para a vítima enquanto a equipe de resgate está a caminho.

A principal vantagem é que a tecnologia pode ser instalada em drones menores e de baixo custo – no caso dos bombeiros brasileiros, modelos Phanton e Inspire 1, da chinesa DJI.

O SARtube foi lançado no ano passado a partir de uma demanda justamente dos bombeiros catarinenses, durante o Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (CIBE), ocorrido em Goiânia/GO. “Eles nos comentaram que possuíam um Phanton 4 para monitoramento das praias, mas era angustiante apenas observar a pessoa em risco de afogamento, sem poder lançar nada enquanto os salva-vidas estavam a caminho”, recorda explica o CEO da SkyDrones, Ulf Bogdawa.

Compartilhar

Categorias

Arquivo

Tags