Demonstração do SARtube no litoral do RS

A SkyDrones foi destaque durante a última semana de 2017 na imprensa nacional pelo desenvolvimento de um sistema inovador para auxílio em resgates aquáticos (veja os links no final do texto). Entregamos ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) um drone Phantom 3 equipado com o SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento), que abrange a instalação de um sistema que libera uma boia auto inflável e o software que direciona automaticamente o aparelho sobre a vítima.

A entrega e demonstração do sistema ocorreram no dia 28/12, em Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. O drone Phantom 3 – de pequeno porte e um dos mais comuns do mercado –  já pertencia aos bombeiros e recebeu o pacote de melhorias para deixar de ser um aparelho apenas de localização e observação para ter uma ação mais efetiva no salvamento de vidas.

AJUDA DIRETA

Segundo nosso CEO, Ulf Bogdawa, a ideia surgiu há alguns meses a partir justamente de um relato dos bombeiros de Santa Catarina sobre vantagens e desafios no uso dos aparelhos de controle remoto. “Eles ressaltaram e rapidez com que se pode localizar uma vítima de afogamento com o drone e indicar sua posição aos salva-vidas, mas ao mesmo tempo era angustiante não poder oferecer ajuda diretamente enquanto o resgate não chegava”.

Como diversas corporações têm drones de pequeno porte e o aparelho menor é mais fácil de ser adquirido (por questões econômicas), o desafio foi criar um sistema cujo peso não prejudicasse a capacidade de voo dos drones, ao mesmo tempo que fosse efetivo. “Não se trata de um salva-vidas. É um sistema auxiliar de flutuação enquanto o resgate está a caminho, mas que pode fazer toda a diferença”, assinala Ulf.

O aparelho entregue em Tramandaí é o primeiro do gênero em operação no País, mas outros devem ser entregues aos bombeiros de Santa Catarina e também já houve interesse manifestado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Além disso, outros 15 SARtubes serão enviados à Alemanha, para atuação no Mar do Norte.

Para o Chefe da Divisão de Logísitica e Patrimônio CBMRS, capitão Ricardo Arrubes Tomaz, o sistema da SkyDrones está elevando o patamar de possibilidades do uso de aparelhos remotos. “Nas mãos dos bombeiros, os drones dão suporte em busca e salvamentos, auxiliam no posicionamento de viaturas em grandes incêndios, nas ações de Defesa Civil e outras frentes.”

Compartilhar

Categorias

Arquivo

Tags